Category: CERTIFICADO DIGITAL | |||
---|---|---|---|
SubjectEmissão do Certificado Pessoal ICPEdu | |||
ContentSobre o Certificado Digital ICPEdu A modalidade de Certificado Pessoal da ICPEdu é o serviço da RNP que possibilita a assinatura de documentos eletrônicos, para fins acadêmicos ou administrativos, reduzindo a burocracia e custos e contribuindo para a eliminação do uso de papel nas instituições federais de ensino superior e unidades de pesquisa.
Custos dos Certificados Digitais ICPEdu para a UFVJM O Certificado Digital emitido na Infraestrutura de Chaves Públicas de Ensino e Pesquisa – ICPEdu, mantida pela RNP, não possui custos para a UFVJM. Emissão de Certificado Digital A emissão do Certificado Digital deve ser feita apenas uma vez, pelo período de 1 ano (prazo de validade do Certificado Digital). Se você emite novo Certificado Digital, o sistema revoga o anterior, automaticamente.
Passo 1 - Acesse https://pessoal.icpedu.rnp.br Passo 2 - Clique na opção <<strong>Emitir Certificado Digital>
Passo 3 - Selecione <<strong>UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri> e clique em <<strong>Prosseguir>
Passo 4 - Informe seu LOGIN INSTITUCIONAL (por exemplo, “ze.silva” ao invés de “ze.silva@ufvjm.edu.br”, ou seja, se você utiliza o e-mail institucional, não informe o @ufvjm.edu.br e também não utilize CPF ou outra identificação diferente) e clique em <<strong>Login>”
Passo 5 - Mantenha a opção selecionada e clique em <<strong>Aceitar>
Passo 6 - Confira seus dados e clique no botão “Emitir Certificado Pessoal”
Passo 6.1. Caso você já tenha um certificado digital emitido nesta versão da ICPEdu, aparecerá uma mensagem informando que seu Certificado anterior será revogado, automaticamente, com a criação deste novo. Clique no botão “Continuar emissão de novo Certificado"
Passo 6.2 Confira seus dados novamente e clique no botão “Confirmar dados”
Passo 6.3. No campo “Senha”, defina uma senha para seu Certificado Digital ICPEdu. Repita a mesma senha, no campo “Confirmar senha“. É esta senha que você usará para assinar documentos com seu Certificado Digital ICPEdu. No campo “Lembrete da senha”, escreva alguma informação que possa lhe ajudar a lembrar desta senha no futuro, caso a esqueça. Antes de avançar, não esqueça de marcar o checkbox para confirmar que “Estou ciente que minha senha não pode ser recuperada” e clique em “Confirmar senha” Passo 6.4. Clique no botão “Emitir”
Passo 7 -Marque o checkbox “Declaro que guardarei o arquivo do Certificado em local seguro” e clique no botão <</em>Download do Certificado Digital> para baixar o arquivo em um local que consiga encontrar posteriormente em seu computador. ATENÇÃO: O nome do arquivo que será baixado deve seguir o padrão “seu_nome_completo_SEUCPF-certificate.p12″
ATENÇÃO! NÃO EXECUTE O ARQUIVO APÓS REALIZAR O DOWNLOAD EM SEU COMPUTADOR! Requisitos e ObrigaçõesÉ de inteira responsabilidade do usuário a emissão e guarda de cópia do Certificado em um local seguro, preferencialmente em um dispositivo diferente do atual (HD externo, pen drive, armazenamento em nuvem, etc). A cópia servirá de backup em caso de problemas no seu dispositivo.
Revogação do Certificado Digital
Como utilizar o Certificado acesse: https://glpi.ufvjm.edu.br/front/knowbaseitem.form.php?id=184
| |||
Writer: Crisley Jordânia Fernandes Andrade Created on 01-12-2021 10:12 Last update on 01-12-2021 10:37 | 647 views This item is part of the FAQ |