Categoria: CERTIFICADO DIGITAL

Assunto

Como utilizar o Certificado Digital ICPEdu

Conteúdo

Neste tutorial você aprenderá como utilizar o Certificado

 

Sobre como utilizar o Certificado


Para assinar, digitalmente, o seu documento em formato PDF com o Certificado Digital ICPEdu, é necessário que possua o software Acrobat Reader DC (clique aqui para fazer o download).

Observação: este software não possui suporte para o sistema operacional Linux. Abra o documento que deseja assinar e procure nas ferramentas do Acrobat a opção Assinar Digitalmente Certificados;

357e1ba5-d9d62df8-61a4ec70291341.82957016

 

 


Passo 1 -Clique em Assinar Digitalmente;

357e1ba5-d9d62df8-61a4ed28ba8405.82601898

 


Passo 2 - Com o mouse, clique e arraste o cursor no local do documento onde gostaria de posicionar a assinatura digital;

357e1ba5-d9d62df8-61a4ed5ddb1006.17926112

 


Passo 3 - Se você já utilizou outro tipo de Certificado Digital no dispositivo em que abriu o documento, ele irá identificar as mídias conhecidas e, logo depois, irá exibir a tela abaixo. Caso seja a primeira vez que irá utilizar a assinatura, clique em Configurar nova ID digital;

 

357e1ba5-d9d62df8-61a4ed92c367b7.53092627

 


Passo 4 - Selecione a opção Usar uma ID digital de um arquivo e depois clique em Continuar;

357e1ba5-d9d62df8-61a4ee4e6cb726.39837601

 


Passo 5  - Clique em Procurar para selecionar o local seguro onde você guardou o arquivo do Certificado. Insira a senha do seu Certificado Digital ICPEDU no campo Insira a senha da ID digital e clique em Continuar;

357e1ba5-d9d62df8-61a4ee95aa3006.90886084


Passo 6  - Clique novamente em Continuar;

357e1ba5-d9d62df8-61a4eee49713d5.79654472


Passo 7   - Insira a senha do seu Certificado Digital ICPEDU no campo Insira o PIN ou a senha da ID digital. Clique em Assinar.

 

357e1ba5-d9d62df8-61a4ef2507a590.99996721

Atenção: caso você seja a única pessoa a assinar este documento, selecione a opção Bloquear o documento depois de assinar. Para o caso de mais pessoas assinarem depois de você, deixe o campo desmarcado.

O dispositivo solicitará que o documento seja salvo. Pode-se optar por salvar com o mesmo nome, substituindo o arquivo original sem assinatura, ou com qualquer outro nome desejado.

Há também um tutorial em vídeo aqui.

 


Como solicitar suporte técnico


O suporte técnico da DTI não contempla esclarecimentos de dúvidas referentes aos documentos que podem ser assinados pelo ICPEdu. Deve ser consultada a Normatização - https://www.gov.br/mec/pt-br/icp-edu/normatizacao - e avaliar o enquadramento.


Caso não consiga logar no portal ou tenha dificuldades para gerar seu Certificado, acesse http://u.ufvjm.edu.br/E7ruv e selecione a opção “Manutenção do Serviço de E-mail Institucional”.


Para auxílio na instalação do Certificado Digital e configuração do Acrobat Reader DC, acesse http://u.ufvjm.edu.br/A2YMX. Os campi fora da sede devem procurar o suporte de TI local.
Você pode consultar também a página de ajuda da RNP em https://pessoal.icpedu.rnp.br/public/ajuda.

 

...

Documentos

ArquivoTítuloData
 5c76c9d6c3b612.92316214Re- Liberação de senha do SIGA para Jandira.pdf5c76c9d6c3b612.92316… 06-12-2022 12:49
Autor: Crisley Jordânia Fernandes Andrade
Criado em 01-12-2021 10:28
Última atualização em 03-12-2021 10:15
852 visualizações
Este item é parte da FAQ